segunda-feira, 20 de abril de 2009

"O importante é o começo", ponderou (sabiamente) tio Frank S. Land

Meus irmãos,


Para inaugurar este blog, achei um texto escrito em 2006 por mim e pelo irmão Carlos Augusto Lima Vaz. Na oportunidade, enviamos uma carta ao Capítulo Cavaleiros de Cristo - 571, de Caratinga/MG, por ocasião de seu terceiro aniversário. Hoje, o Capítulo tem cinco anos e é considerado o 3º melhor do Brasil, de acordo com o Certificado de Referência Nacional - 2008, outorgado pelo Gabinete Nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (SCODRFB).


Ele sintetiza muitos acontecimentos comuns na vida de todos os capítulos demolays.

Sem mais delongas, segue o trecho selecionado da referida carta.

"Nesses três anos, vimos vários tipos dentro do Capítulo: demolays dedicados, demolays “maria-vai-com-as-outras”, demolays “de sábado”, demolays “que nunca iniciaram”, tios que nos ajudam desde o início da caminhada do Capítulo, tios que vão de vez em quando, tios que ajudam nos bastidores e tios que vão uma vez (em cerimônia pública), fazem um belo (e grande) discurso dizendo que amaram a Ordem, que irão sempre ajudar o Capítulo, porém nunca mais voltaram em nossas reuniões.


Mas, apesar de tudo isso, nosso Capítulo ainda vive. Os Capítulos DeMolays devem ser como a Fênix: no nosso caso, ressurgirem a cada iniciação. A alma de um verdadeiro Capítulo reside nos irmãos do Grau Iniciático. É por causa deles que pesquisamos sobre a Ordem DeMolay e é por causa deles que nos esforçamos para fazer uma Ordem melhor. A cada iniciação, o Capítulo é renovado. A Ordem precisa disso, pois um dia todos nós iremos nos ausentar do Capítulo, seja por motivos de estudo, trabalho, família, namoradas ou expulsão. Seguindo esta filosofia, uma iniciação deve ser melhor do que a anterior. Se a Ordem é boa para nós, devemos fazer que ela também seja para outras pessoas." (Viçosa, 23/08/2006)


É isso, meus irmãos! A próxima postagem já será uma entrevista.

Envie sua sugestão de entrevista.

Abraços e fiquem com Deus!

2 comentários:

Robledo Karlily disse...

Eu estava na reunião qdo esta carta foi lida!!! xD

Folha Popular disse...

Ir, quero parabeniza-lo pelo blog, está muito bom. Acompanharei sempre.
A carta também é motivo de aplausos. Um texto que nos faz refletir sobre nossas próprias vivências dentro da Ordem.
Realmente devemos fazer que a Ordem, que tanto nos faz ou fez bem, seja também boa para outras pessoas, para que assim, o seu real propósito possa imperar.

Espero que vossas entrevistas venham levantar esse sentimento de discução (sempre em prol de melhoras), e principalmente, que a vivência de cada Ir entrevistado dentro da Ordem, sirva de motivação para os demais DMs.

Um grande abraço e nao deixe de acompanhar o blog do Darci, darcifreitas.blogspot.com, será um prazer receber um pouco de sua experiência dentro da Ordem DeMolay